Festival Medieval Internacional Brasil

Maior evento temático medieval da América Latina

Brasília Mística

julho 24, 2017 Capital Federal 3

Brasília foi inaugurada em 21/04/1960 e desde a sua fundação existem muitas semelhanças interessantes com a antiga cidade de Akhetaton, hoje chamada de Tell El-Amarna, localizada no Egito.
Planejada há 3.750 anos atrás, a cidade de Akhetaton, foi construída pelo faraó Akhenaton, que pensou em uma cidade para ser a sede do seu reinado à margem de um lago artificial e com a forma de um pássaro direcionado para o leste.


Assim como Brasília, Akhetaton também possuía duas asas e concentrava os templos e prédios administrativos distantes das áreas residenciais.
As coincidências são tantas e tão evidentes, que diversas construções espalhadas por Brasília remetem todo o misticismo da antiga Akhetaton de uma maneira futurista e envolvente.
Durante a sua juventude, Juscelino Kubitschek esteve no Egito, para conhecer as ruínas de Akhetaton e ficou encantado com tamanha beleza que encontrou em seus símbolos e toda essa atmosfera mística.
Ao ter contato com estes elementos, que anos mais tarde foram determinantes para inspirar JK na fundação da capital brasileira.


Há quem acredite que o presidente Juscelino tenha sido a reencarnação do faraó Akhenaton. Além das semelhanças físicas, ambos levaram 4 anos para construirem as suas cidades e morreram exatamente 16 anos após as fundações.


Em 7/12/1987, a Unesco reconheceu Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, sendo a primeira cidade moderna do mundo a receber este título.
Ao visitar o FMBrasil 2017, aproveite também para conhecer todos os mistérios da capital através da sua atmosfera e seus incríveis monumentos.
Gostaria de saber mais sobre Brasília? Acesse o site “Histórias de Brasília“.

Ingressos para o FMBrasil 2017

Por Rogério Barreto
Fontes e imagens:
“Brasília Secreta – Enigma do Antigo Egito” Iara Kern/Ernani Pimentel, Editora Vestcon 2000
Histórias de Brasília – Jornal de Brasília
Davidson Courlan

3 Responses

  1. Adorei seu site. Muito conteudo de valor. Abraço e muito sucesso pra você. Continuarei seguindo seu site.

    • festival disse:

      Agredecemos por estar gostando dos nossos conteúdos e também por estar nos seguindo.
      A gente se encontra no Festival Medieval Brasil 2017!

      Até breve!
      mídia@festivalmedieval.com.br

  2. Adorei seu site. Muito conteúdo de qualidade. Abraço e sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *